(Decision Governance Mapping)
(Decision Governance Workshop)
(Decision Governance Advisory)
Depoimentos
Existiriam muitas palavras para definir o trabalho da Keiti à frente do DM.Lab, porém acredito que três sem dúvida são as que não podem faltar: profissionalismo, consistência e inovação.
Profissionalismo, o backgroud dela e dos projetos que liderou em empresas falam por si só. Porém, é relevante destacar sua procura constante por querer entender o universo da neurocognição e fazer o translate disso para o mundo corporativo e o universo de RH. Essa tradução é feita de uma forma tão estruturada e fundamentada a partir de dados e análises profundas, que consegue resignificar o olhar das áreas de People e o seu papel nas organizações.
Consistência, os aprendizados que ficam para quem participa dos programas são de uma coerência e firmeza absurda. Tu consegues observar mudanças reais de comportamento e a incorporação – nas lideranças – de práticas que são extremamente difíceis de implantar através de outros programas com base na sociologia e psicologia, por exemplo.
A partir de um diagnóstico baseado em jogos neurocognitivos, as lideranças conseguem se autoperceber acerca de quanto perto ou longe estão dos objetivos que a organização quer atingir. Vocês já imaginaram uma organização com objetivos claros e lideranças e equipes alinhadas com eles? Sim, com o programa do DM.Lab isso é possível e além de tudo, tem “data”, e a área de People começa a ter a “liberdade” de começar a tomar decisões baseadas em dados.
Inovação: você já escutou falar de diversidade cognitiva? Sabe que existem múltiplos estudos que comprovam a relação entre diversidade cognitiva e produtividade das equipes? Sabe que é possível ter um mapeamento one-on-one das suas lideranças ou de todos os colaboradores para avaliar o nível de tomada de risco, de inteligência para gerênciar as incertezas e as mudanças?
Gosto da definição de Pablo Garateguy sobre inovação: qualquer mudanças num produto, serviço ou processo que gera valor. Vocês acreditam que teria valor na sua organização se as pessoas conseguissem enfrentar incertezas e mudanças de forma fluida, sem gerar conflitos?
Para finalizar, destaco a frase de W. Edwards Deming, que representa fielmente o trabalho dela no DM.Lab: “sem dados você é apenas mais uma pessoa com uma opinião”. As áreas de People precisam urgentemente começar a ter esse novo olhar.
Keitiline Viacava conveys high credibility in everything she does. Her methods/teachings have been really insightful to me and contributed to a step change in my self-awareness, especially with regard to implicit bias (such an important factor in current days, no matter the business you are in).
I was mentored by Keitiline in Decision Analytics. It was an outstanding opportunity to understand how I took decisions and based on that being conscious of my cognitive processes. Keitiline was excellent, pointing out some hypotheses (based on data) and presenting complex results in a very didactic way. I would recommend Keitiline’s work for any leader.
Tive o privilégio de ser mentee em liderança cognitiva com Keitiline Viacava – profissional de alto expertise nas áreas de liderança e neurociência cognitiva aplicada a negócios. Além de excelente mentora, tive também a oportunidade de conhecer seu trabalho com desenvolvimento de lideranças apoiado em autoconhecimento sobre tomada de decisão frente a riscos, incertezas e ambiguidades, baseado no uso de tecnologias digitais. Keitiline destaca-se por sua capacidade em promover o pensamento crítico e mudanças de mindset.
Estando no mundo de estudos de dados para gestão de pessoas, cheguei aos trabalhos da Keiti ainda em 2017. De lá para cá, realizamos conversas e projetos juntos, usando método e ciência para o desenvolvimento das lideranças do Agibank em diversos tópicos. Trabalho realizado em todos os níveis da organização e muito reconhecido internamente! Realizei esse projeto com ela e, espero, realizarmos tantos outros mais.
